BLOG - #brsexplica

blog image

A utilização de sistemas fotovoltaicos é uma realidade possível tanto para imóveis modernos construídos com o intuito de receber um sistema fotovoltaico, quanto para aqueles mais antigos, afinal o sistema é simples e fácil de instalar, e requer poucas modificações no imóvel. Porém quando se trata de imóveis antigos, alguns cuidados devem ser tomados a fim de evitar dores de cabeça futuras.

 

Quando contratado um serviço de qualidade, antes de realizar a instalação uma equipe técnica se encarregará de elaborar uma análise cuidadosa do local. Essa avaliação ocorre tanto em prédios quanto em residências e é essencial para a execução de todos os projetos, independentemente da idade do imóvel.

 

É nesse momento que serão avaliados fatores importantes como a presença de árvores e demais objetos próximos à área da instalação e que possam causar sombreamento e consequentemente perda de eficiência na geração de energia do seu sistema fotovoltaico. Um sistema projetado corretamente pode produzir até 95% da demanda de consumo de uma empresa ou residência.

 

Outros fatores além dos relacionados à geração, são importantes e devem ser analisados, como as condições do telhado, principalmente no caso dos imóveis mais antigos. A idade de uma residência não é um fator determinante para a instalação de um sistema de energia solar. Porém, alguns detalhes específicos sobre a estrutura do local precisam ser considerados pelos especialistas antes de realizar o projeto.

 

Geralmente em sistemas residenciais as placas fotovoltaicas são instaladas no telhado, logo é necessária uma cautela com relação ao peso suportado por esta estrutura. O madeiramento precisa ser sólido para que comporte sem problemas aproximadamente 20 kg/m² adicionais ou até mais, dependendo da inclinação das placas e condições de vento e chuva.

 

Como o sistema durará mais de duas décadas, as boas condições do telhado irão assegurar que intervenções mínimas sejam realizadas ao longo dos anos para a manutenção do projeto, além de evitar qualquer tipo de acidente.

 

Outro aspecto de extrema relevância ao instalar um sistema de energia solar em um imóvel antigo é a conferência cuidadosa das instalações elétricas. Esse item é essencial para garantir a segurança e funcionamento de todo o projeto e, portanto, merece atenção especial.

Geralmente não são realizadas reformas e atualizações na parte elétrica das edificações, assim, antes de iniciar a execução do sistema de energia solar, é fundamental uma análise rigorosa, pois essa tecnologia requer um circuito elétrico particular.

 

A verificação do sistema elétrico nesses casos irá apurar se equipamentos como alimentadores e circuitos estão sob a norma atual. Caso contrário, será necessário realizar a troca desses elementos antes de prosseguir, para garantir não somente o funcionamento correto do sistema, mas em primeiro lugar a segurança de sua residência, para evitar incêndios e outro defeitos.

 

A energia solar fotovoltaica é uma tecnologia que se adequa a toda e qualquer condição de instalação e trará economia para o seu bolso por décadas, mas claro desde que seja instalada por uma empresa especializada e com equipamentos de qualidade. Faça um orçamento gratuito com nossa equipe e saiba o quanto você pode economizar!