BLOG - #brscuriosidades

blog image

No mês passado explicamos no nosso blog como funcionam os sistemas de energia solar fotovoltaica. Você viu que esta é uma alternativa simples e viável. Mas você sabia que gerar a própria energia traz um conjunto de benefícios, de sustentáveis a econômicos, que podem beneficiar tanto o consumidor, quanto o resto da população?

 

Acompanhe nosso artigo, pois vamos listar características desta tecnologia que, além de garantir economia na conta de energia, tem vários outros benefícios.

 

Autossuficiente e renovável

 

Os sistemas fotovoltaicos são geradores de energia que utilizam a energia do sol como combustível. A abundância e disponibilidade do sol na maioria das regiões do planeta torna a tecnologia fotovoltaica extremamente confiável. Tal característica traz uma vantagem competitiva enorme quando se compara a tecnologia fotovoltaica com outras fontes de energia como hidrelétricas, carvão e gás. No caso do Brasil, por exemplo, onde mais de 60% da matriz energética corresponde a hidrelétricas, dependemos muito de regimes de chuvas que mantenham os reservatórios em bons níveis de operação, além de fontes de backup com elevados custos de geração e constante intervencionismo do governo no preço da energia. Neste contexto, produzir a própria energia significa estar menos vulnerável aos impostos e suas flutuações.

 

Não há ruídos, não há poluição

 

A geração fotovoltaica não provoca ruídos significativos e não emite qualquer tipo de gás poluente. Isso permite que os sistemas sejam instalados em residências sem prejudicar os próprios moradores ou vizinhos.

 

Utilização de espaços ociosos

 

Geralmente os sistemas de energia solar fotovoltaica são instalados em espaços ociosos dos imóveis, como telhados e coberturas, eliminado a necessidade de grandes áreas úteis para a instalação dos módulos.

 

Facilidade de instalação

 

A instalação de um sistema fotovoltaico é relativamente rápida e simples. Na maior parte dos casos, os módulos e inversores são fixados no telhado e paredes já existentes no imóvel, sem necessidade de criar estruturas adicionais ou provocar quebra-quebra para a instalação. O funcionamento do sistema também é muito simples como visto anteriormente.

 

Baixo custo de manutenção

 

Os sistemas fotovoltaicos demandam baixo custo de manutenção. Recomenda-se que os módulos sejam lavados com água e sabão neutro a cada 6 meses ou sempre que houver uma quantidade de poeira significativa. A própria instalação dos módulos com uma inclinação mínima faz que as chuvas ajudem na limpeza dos mesmos. A instalação do inversor e da string-box em locais protegidos e a utilização de eletrodutos rígidos nos cabeamentos também evitam o desgaste precoce dos componentes.

 

Vida útil

 

Os módulos fotovoltaicos comercializados pela BrS Energia têm uma garantia de geração de 25 anos, mas não sabemos exatamente qual a sua vida útil, que vai além disto. Hoje existem sistemas com mais de 35 anos em pleno funcionamento, feitos com a tecnologia disponível naquela época.

 

Retorno do investimento

 

Nas simulações feitas por nossa empresa, em grande parte dos casos o retorno do investimento acontece entre 3 e 5 anos. Essa variação acontece pois os sistemas são personalizados para cada imóvel e consumo, além do que o retorno do investimento depende do valor da tarifa de energia e do potencial de geração solar do local. Assim, quanto maior a tarifa da concessionária local (R$/kWh), mais vantajosa será a instalação de um sistema fotovoltaico e, portanto, mais rápido o retorno do investimento. Após o período de retorno do investimento, toda energia gerada pelo sistema pode ser considerada como lucro para você investir no que quiser.

 

Valorização do imóvel

 

Estudos feitos para o mercado norte americano mostram que imóveis com sistemas fotovoltaicos instalados são mais atrativos para o mercado, já que incorporam uma solução pronta, proporcionando economia real para o futuro comprador. No mercado brasileiro não é diferente, estimando-se uma valorização de 6% a 10% no valor dos imóveis, o que geralmente supera o valor do investimento.

 

Agora que você já sabe tudo sobre energia fotovoltaica que tal saber o quanto você pode economizar na conta de luz? Entre em contato com a nossa equipe e receba um orçamento gratuito!