BLOG - #brsexplica

blog image

A energia solar fotovoltaica é uma opção limpa, econômica e eficiente para gerar sua própria energia. É um método que não utiliza muitos elementos: a captação da luz do sol ocorre através de um conjunto de placas solares, que gera a eletricidade e a envia para o inversor, que a deixará com as mesmas características da energia já utilizada em sua residência, para posteriormente encaminhá-la para o quadro de luz, podendo ser utilizada para diferentes fins em sua residência.

 

Uma dúvida frequente das pessoas interessadas no sistema fotovoltaico é se todo este processo e se, principalmente o inversor, emite algum tipo de ruído durante o seu funcionamento que seria capaz de atrapalhar sua residência. Não se preocupe, a geração de energia com um sistema fotovoltaico é feita de forma silenciosa, sem nenhum tipo de ruído que possa causar incômodos!

 

Toda a tecnologia envolvida no sistema de geração de eletricidade utilizando o sol provém de anos de estudo e passa por otimizações há mais de um século. O resultado que encontramos hoje é um sistema com décadas de resistência, tecnologia de ponta e que não provoca poluição, dentre elas a sonora.

 

A confusão geralmente surge por um equívoco ao relacionar a geração fotovoltaica com os geradores comuns, movidos a combustíveis fósseis. Estes, utilizados como uma alternativa às falhas na transmissão de energia, ou para o bombeamento de água para poços, sim emitem um ruído capaz de tirar o seu sono.

 

Conforme indicam alguns estudos, um gerador tradicional pode emitir um ruído que varia entre 70 e 95 decibéis (unidade de medida para a intensidade do som), dependendo do modelo e potência do equipamento. Comparando essas medidas às estabelecidas pela lei do silêncio, em uma área residencial durante o dia, por exemplo, é permitido emitir até 50 decibéis de ruído sem ser passível de multa, ou seja, um gerador movido a combustível fóssil de menor potência já emite mais barulho que o permitido por lei!

 

Outros pontos também dão vantagem para a geração fotovoltaica. Os geradores movidos a combustíveis fósseis devem ter manutenção e abastecimento periódicos, além de emitirem gases, aspectos que quando se fala de energia fotovoltaica são quase que dispensáveis.

 

A tecnologia empregada na energia solar fotovoltaica e a qualidade dos equipamentos são inegáveis, afinal são mais de 100 anos de estudos para chegar onde estamos hoje. Que tal apostar nesta tecnologia que gera eletricidade de forma limpa, sustentável e duradoura? Procure nossa equipe e comece a gerar sua própria energia sem dores de cabeça!