BLOG - #brsexplica

blog image

Grande parte dos sistemas de energia solar fotovoltaica instalados no Brasil estão localizados nos telhados e nas lajes das residências ou nas coberturas dos edifícios. Mas, por serem modulares e permitirem diferentes arranjos, estes sistemas também podem ser instalados em outros espaços ociosos, como nas fachadas dos edifícios e no próprio solo.

 

A instalação no solo, muito utilizada no meio rural ou em usinas de grande porte, permite que o sistema seja projetado de forma otimizada, aumentando sua eficiência. Isto porque dois fatores cruciais para a geração de eletricidade podem ser potencializados: é possível direcionar os módulos para o norte e garantir uma inclinação ideal destes com relação aos raios de sol.

 

Ainda podemos pontuar que se há um correto dimensionamento da estrutura que será utilizada, cria-se uma corrente de ar abaixo das placas que garantem uma temperatura mais amena para o seu funcionamento. Também ressaltamos que, no geral, os sistemas fotovoltaicos instalados no solo dispõe de áreas mais amplas e tem uma grande flexibilidade, podendo aumentar de acordo com a necessidade dos clientes.

 

Entretanto, é preciso atentar-se para a estrutura que será utilizada nestes sistemas. Por estarem fixados diretamente ao solo elas devem ser cuidadosamente planejadas, elaboradas e instaladas, evitando possíveis danos tanto por causas naturais, como fortes rajadas de vento e queimadas. Assim, as estruturas devem ser considerados dados dos relatórios geotécnicos e devem ser submetidas a testes e análises de tração, aerodinâmica, bem como sua localização no terreno deve ser bem estudada.

 

A BrS Energia tem experiência em instalações de usinas solares fotovoltaicas em solo, e trabalha com produtos e equipamentos de qualidade, certificados com selos exigidos no mercado nacional. Além disso, a maior parte do investimento feito por nossos clientes – correspondente aos módulos – têm garantia de fábrica, de geração, de 25 anos, podendo durar muito mais do que isso! Se você se interessou pelo tema, procure nossa equipe!