BLOG - #brsexplica

blog image

1 - Economia

A eletricidade solar de fato faz você economizar?

Sim, é simples a forma como a eletricidade traz economia para o seu bolso. Sua conta de luz será reduzida já no primeiro mês após a instalação e regularização do sistema junto à distribuidora local. Estimamos que o investimento inicial feito para a aquisição de um sistema de energia solar fotovoltaica se pague em cerca de 5 anos. A partir daí o dinheiro que você pagava para a distribuidora local poderá ser investido no que você quiser!


 

2 - Durabilidade

Após 25 anos seu sistema para de funcionar

Não, o tempo de 25 anos é a garantia dos módulos fotovoltaicos para funcionamento com uma eficiência de pelo menos 80% do desempenho inicial. Após esse período a geração de eletricidade do seu sistema poderá cair um pouco, mas você continuará economizando ainda por muitos anos. Existem sistemas instalados há mais de 30 anos atrás que ainda estão em pleno estado de funcionamento.


 

3 - Modularidade

O que é essa tal de modularidade?

Você pode começar com algumas placas e no decorrer do tempo você adiciona outras para aumentar ainda mais sua economia, ou seja, você não precisa começar praticamente zerando sua conta de energia. O sistema pode crescer de acordo com sua disponibilidade financeira, física ou necessidade!


 

4 - Adaptável

Seu telhado não tem espaço suficiente para todas as placas?

 

Se o seu telhado tem um espaço reduzido, lembre-se que as placas solares podem ser utilizadas de diferentes formas e locais! Devido a sua resistência e durabilidade podem se encaixar em outros espaços e se transformar em coberturas de estacionamentos para carros, coberturas de varandas e até em fachadas de prédios. Aqui a imaginação não tem limite!


 

5 - Conta de energia

Você irá zerar sua conta de energia?

 

Infelizmente não, mas poderá ser muito próxima a zero. Como seu sistema estará conectado à rede da distribuidora de energia local para que você possa ter energia no seu imóvel no período em que não houver sol, você terá que pagar uma tarifa mínima. Mas você estará livre de outras eventuais cobranças e reajustes tarifários. Isto não parece um sonho? 


 

6 - Manutenção

O seu sistema de energia solar fotovoltaica exigirá muita manutenção?

Você não terá dores de cabeça com o seu sistema, pois são necessárias poucas revisões. Como qualquer outra instalação elétrica, sugerimos uma checagem anual dos cabos e conexões e materiais elétricos. Também é necessária a limpeza das placas com água e sabão cerca de duas vezes ao ano para garantir uma ótima geração de energia.



 

7 - Sistema de créditos

O que acontece se o seu sistema produzir mais eletricidade do que o imóvel utilizar?

Nos sistemas conectados à rede da distribuidora local (também chamados de on grid ou grid tie), se você gerar mais eletricidade do que consumir, você injeta o excesso na rede local, gerando créditos que poderão ser utilizados em até 5 anos. Caso você tenha uma demanda de energia maior do que a quantidade que foi possível gerar, você consumirá os créditos e se ainda faltar algo, a distribuidora local te cobrará como a qualquer outro consumidor.


 

8 - Sustentabilidade

O que a sustentabilidade tem a ver com energia solar?

 

Tem tudo a ver! Investir em eletricidade solar é uma medida sustentável, uma vez que você vai gerar sua própria energia sem produzir resíduos que degradam o meio ambiente, além de não utilizar energia de fontes que tem um grande impacto ecológico, como as termelétricas e hidrelétricas.


 

9 - Instalação

 

Você terá que fazer algum tipo de reforma para instalar um sistema de eletricidade solar?

 

Geralmente a instalação não exige nenhum quebra-quebra em sua empresa ou residência. O sistema é de fácil instalação e a estrutura de alumínio que sustenta as placas é fixada diretamente na estrutura do telhado. Intervenções costumam ser necessárias em imóveis mais antigos, ou com estruturas comprometidas.


 

10 - Tempo de instalação

 

Vai demorar muito para o seu sistema começar a funcionar?

 

Não! O tempo de instalação varia de acordo com o número de placas e o local de instalação (solo, telhados, coberturas etc). Após a homologação do projeto na distribuidora de energia local, a instalação de um sistema com 10 placas em um telhado demora cerca de 2 dias. Após este processo, em poucos dias o sistema será regularizado e entrará em funcionamento, trazendo economia para o seu bolso!


 

As curiosidades e informações sobre a tecnologia solar não param por aqui. Com essas informações você compreenderá alguns benefícios que a tecnologia poderá trazer e a facilidade que ela tem para se encaixar no seu dia-a-dia e aliviar o seu bolso por muitos anos. Caso tenha alguma dúvida entre em contato!