BLOG - #brsexplica

blog image

O sistema de bombeamento de água para as regiões rurais é de extrema importância e algo relativamente simples. Com um motor garante-se água potável de maneira “automatizada” para fins pecuários, irrigação, abastecimento de residência e cisternas. Com a utilização de placas solares, utilizar bombas em áreas remotas e distantes da rede elétrica das distribuidoras tornou-se viável e de grande eficiência, deixando o modelo tradicional cada vez mais em desuso.

 

Quem ainda utiliza os sistemas convencionais de bombeamento enfrenta uma série de problemas, sendo o maior deles a manutenção. É que neste tipo tradicional utiliza-se um gerador para fornecer energia à bomba hidráulica e por haver uma grande quantidade de peças que ficam em constante funcionamento no gerador, são necessárias revisões periódicas para que o equipamento não pare de funcionar. E no geral, estas revisões são bem caras.

 

O gasto com o abastecimento do motor que alimenta o sistema também é outra questão. Geralmente eles funcionam com Diesel/Gasolina ou com a eletricidade da rede da distribuidora de energia elétrica, e sabemos que os custos destes insumos aumentam com certa frequência - recentes reajustes nos preços da energia elétrica e nos combustíveis provam isso.

Neste cenário o bombeamento solar surge como uma ótima solução. Ao produzir energia a partir da luz do Sol você não precisa se preocupar com a fonte de abastecimento do sistema e tampouco com os custos de manutenção.

 

Como funciona o bombeamento solar?

O sistema de bombeamento solar é bem semelhante ao convencional. O módulo fotovoltaico (ou placa) utiliza a radiação do sol para gerar eletricidade e assim alimentar uma bomba de água que foi especialmente desenvolvida para ser utilizada junto às placas. Sempre que houver sol pleno incidindo sobre elas, a bomba será acionada. Indica-se que a água bombeada seja armazenada em reservatórios para ser utilizada em períodos em que não há sol. Mas, caso você necessite armazenar energia para colocar a bomba para funcionar a noite, por exemplo, baterias poderão ser adicionadas ao sistema.

 

Redução de custos

Vimos que o bombeamento solar não precisa de um gerador ou algo do gênero para alimentar a bomba, pois as placas solares fornecem a energia necessária para colocar tudo em funcionamento. Isto reduz drasticamente os custos, pois o combustível das placas é o Sol, ou seja, de graça e disponível para todos.

Além de utilizar uma fonte renovável e infinita, os módulos fotovoltaicos são conhecidos por sua grande resistência às mais diversas condições naturais e pela baixa necessidade de manutenção: por um período superior a 25 anos não será necessário muito mais que uma limpeza periódica com água e sabão neutro e algumas revisões elétricas.

 

A capacidade de bombeamento

Grande parte dos equipamentos movidos a energia solar encontrados no mercado hoje têm capacidade para bombear de 650 a 35 mil litros de água diariamente. O tamanho ideal do sistema e a definição de quais equipamentos atendem suas necessidades dependem de alguns fatores como, por exemplo, o local de captação (relevo, distância, etc.) e a quantidade de água a ser bombeada. Basta entrar em contato com a nossa equipe que informaremos o que é adequado para o seu caso.

 

Outras vantagens do sistema de bombeamento solar.

Além de trazer economia para seu bolso e evitar dores de cabeça periódicas com manutenção, podemos citar outros benefícios desta tecnologia. Por não utilizar combustíveis fósseis (como nos geradores a combustão), você não emite CO2, ajudando o meio ambiente! Também podemos citar o fato destes sistemas não emitirem ruídos, ou seja, não causam poluição nem sonora nem atmosférica.

Por fim, é importante mencionar que o sistema de bombeamento solar pode ter um banco de baterias integrado e assim você não vai precisar se preocupar com dias nublados ou com as chuvas, pois os dias de maior incidência solar vão abastecer as baterias e a energia armazenada bombeará a água em dias em que não houver muito sol.

 

E você, qual sistema utiliza para a bombear água? Ficou interessado nesta tecnologia? Entre em contato com a equipe da BrS Energia e solicite uma proposta adequada para o seu caso!