BLOG - #brsinforma

blog image

A geração de eletricidade solar já é uma realidade de grandes construções em todo o mundo. Nesta semana fizemos um post sobre a ponte Blackfriars, localizada na capital da Inglaterra. Com uma estrutura que agrega 4.400 módulos fotovoltaicos, ela é a maior ponte solar do mundo e impressiona por sua tecnologia e pioneirismo. Hoje selecionamos alguns projetos interessantíssimos que estão espalhados pelo mundo e são de deixar qualquer pessoa de boca aberta!

 

1. Sun Dial Solar Office Building, Dezhou (China).101497-largest-solarenergy-building-Chin

Localizado na província de Shandong, o Sun Dial é até hoje o maior edifício comercial com eletricidade solar do mundo. A estrutura, que foi inspirada nos caracteres chineses do Sol e da Lua e também no relógio solar criado por egípcios e babilônios, traz diversas funções e novidades arquitetônicas, dispondo de hotel, centros de pesquisa e treinamento, espaços de eventos e coworking.

O Sun Dial conta com 5000 m2 de painéis solares e outras estruturas sustentáveis, suprindo 95% da sua demanda energética por essas fontes. O edifício demonstra uma busca pelo setor privado pela redução de custos fixos, principalmente da conta de energia, apostando na eletricidade solar.

 

2. Estádio Nacional de Kaohsiung (Taiwan).foto1-4WEB.jpg

Inaugurado em 2009, o “Dragon Stadium” tem capacidade para 55 mil pessoas e é utilizado principalmente para as competições de rugby e atletismo. Conciliando uma arquitetura inovadora inspirada em um dragão e a energia solar fotovoltaica, o estádio é autossuficiente em questões energéticas, já que 8.844 painéis solares cobrem toda sua estrutura para alimentar cerca de 3000 lâmpadas e dois telões de transmissão.

Por ano o estádio produz aproximadamente 1,14 milhão kWh e nos dias em que não é utilizado, o sistema produz energia para a comunidade ao redor, atendendo 80% de toda a demanda e evitando a emissão anual de 660 toneladas de dióxido carbono.

 

3. Bairro Sonnenschiff, Freiburg (Alemanha).Edificio-SUN-SHIP.jpg

O bairro solar alemão possui cinquenta e dois imóveis, comerciais e residenciais, projetados para compor um ideal de sustentabilidade, causando o menor impacto ambiental possível. Todos possuem sistema de eletricidade solar e uma arquitetura projetada para o máximo aproveitamento da luz natural.

Situado em uma das regiões mais ensolaradas do país, a união da arquitetura sustentável e geração de energia resultaram em uma produção quatro vezes maior do que a necessária para atender a demanda energética do vilarejo.

Além de aproveitar a luz natural com amplas aberturas, as casas ecológicas também contam com tecnologia para economizar água. Os telhados possuem sistemas de captação de água da chuva, que depois é utilizada na irrigação de jardins e nas descargas de vasos sanitários, diminuindo ainda mais o impacto no ambiente.

 

4. Sanyo Solar Ark, Gifu.

Solar-ark_large.jpg

Com estrutura futurista e design inovador, o Solar Ark localizado em Gifu, no Japão, abriga desde 2002 o “Solar Lab”: um museu interativo sobre energia solar com exibições para crianças e espaços para a realização de eventos ligados ao tema. O edifício foi construído como um show case das células solares da Sanyo, uma das maiores fabricantes de baterias para celulares, notebooks e PDAs, e que sempre se preocupou com questões de energia sustentável 

A estrutura é feita por mais de 5 mil painéis solares que geram mais de 500 mil kWh por ano, tornando-o autossuficiente. Interessante que sua fachada também é coberta por cerca de 72200 lâmpadas LEDs, que se iluminam a noite e servem como screen-wall.

O Solar Ark é hoje uma referência da imensidão que os projetos sustentáveis de eletricidade solar podem alcançar e também de design e arquitetura. Invocando a forma de uma arca, esta obra grandiosa impressiona qualquer pessoa! 

 

Você também pode fazer parte das grandes construções que integram a eletricidade solar com a arquitetura, basta ter um sistema em sua casa, empresa ou em qualquer outro imóvel para fazer com que a conta de energia não seja mais um problema para o seu bolso!