BLOG - #brsinforma

blog image

Neste mês de maio a comunidade mundial de energia solar está comemorando o aniversário de 35 anos do primeiro sistema fotovoltaico ligado à rede elétrica na Europa. Implantado no telhado da Universidade Profissional Suíça Italiana o sistema foi ligado em 1982 e encontra-se em perfeito funcionamento.

Neste ponto você deve estar se perguntando: o que um sistema lá da Europa tem a ver com o meu investimento em energia solar no Brasil?

A resposta é simples: o aniversário europeu nos chama a atenção para o fato de que quanto mais tempo seu sistema durar, maior será sua economia!

Apesar das condições climáticas europeias serem bem diferentes das nossas, prepare-se para ver seu cofrinho engordar, porque a longevidade é uma das características principais dos sistemas fotovoltaicos, que sofrem poucos desgastes ao longo do tempo!

A resistência e a altíssima qualidade dos equipamentos são garantidas pela própria composição das placas, feitas com fatias superfinas de silício emolduradas por alumínio e cobertas por uma camada vidro. Assim, apesar da exposição diária a condições climáticas reais que provocam o envelhecimento dos materiais e um desgaste natural das estruturas, observa-se uma pequena redução da eficiência dos painéis, ou seja, a quantidade de energia da luz do sol que é convertida em energia elétrica não é muito afetada.

Atualmente os fabricantes dão uma garantia de que quando os painéis completarem 25 anos, estarão gerando no mínimo 80% da energia gerada hoje. Então não se assuste se seu sistema se manter em boas condições por mais 10 anos além daqueles 25 anos garantidos pela fábrica.

O aniversário do sistema europeu também mostra outro aspecto extremamente positivo da tecnologia fotovoltaica que é a necessidade quase nula de manutenção, já que reparos maiores são realizados somente em casos extremos. Este fator, aliado à longevidade do sistema tem como consequência um grande alívio para o seu bolso, já que em cerca de 5 anos você paga o seu sistema e terá a geração garantida por mais 20 anos.

Agora não restam dúvidas sobre os benefícios de investir com a BrS Energia. Gerando sua própria energia elétrica você não fica fora daquela que será a principal fonte de energia no mundo e ainda pode utilizar aquele dinheiro antes voltado para pagar a sua conta de luz para outros investimentos, sejam pessoais ou profissionais!